A. AUTORES

B. O E-BOOK

C. PREFÁCIO

D. AGRADECIMENTO

E. MATERIAL SUPLEMENTAR ASSOCIADO AO E-BOOK

 

 

 

AUTORES

 

 

Luis Antonio Violin Dias Pereira, MD, PhD 
Embriologia Humana e Anomalias Congênitas
Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

Carolina Frandsen Pereira da Costa, BSc, MSc
Ilustração Científica
Mestra em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Suzana Guimarães Moraes, BSc, PhD
Embriologia Humana e Ilustração Científica
Professora Associada do Departamento de Morfologia e Patologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Departamento de Morfologia e Patologia Básica da Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

CO-AUTORES:

 

Ana Gabriela Esteves Duarte, MD, MSc
Patologia e Embriologia Humana
Médica Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Arthur Antolini Tavares, MD
Patologia Fetal, Neonatal e Placentária
Médico Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Assumpto Iaconelli Junior, MD, PhD
Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana Assistida
Professor da Associação Instituto Sapientiae e Fertility - Centro de Reprodução Assistida, São Paulo, SP

Cristina Barros de Araujo Faro, MD
Ultrassonografia e Medicina Fetal
Médica da Área de Ultrassonografia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM da Universidade Estadual de Campinas
 
Denise Pontes Cavalcanti, MD, PhD
Genética Médica
Professora Associada do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
 
Edson Borges Junior, MD, PhD 
Ginecologia, Urologia e Reprodução Humana Assistida 
Professor da Associação Instituto Sapientiae e Fertility - Centro de Reprodução Assistida, São Paulo, SP
 
Helder José Lessa Zambelli, MD, PhD
Neurocirurgia Pediátrica
Médico da Área de Neurocirurgia do Hospital da Mulher Professor Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM da Universidade Estadual de Campinas
 
João Renato Bennini Junior, MD, PhD
Medicina Fetal
Professor Doutor do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Estadual de Campinas
 
Kleber Cursino de Andrade, MD, PhD
Ultrassonografia Fetal
Médico da Área de Ultrassonografia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM da Universidade Estadual de Campinas
 
Lourenço Sbragia Neto, MD, PhD
Cirurgia Fetal e Pediátrica
Professor Associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
 
Lúcia Elvira Alvares, BSc, PhD
Biologia do Desenvolvimento
Professora Doutora do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Mainara Ferreira Barbieri, BSc, MSc
Embriologia Humana
Doutora em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Maria Laura Costa do Nascimento, MD, PhD
Ginecologia e Obstetrícia
Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Estadual de Campinas
 
Marilia Lopes Justino, BSc, MSc
Embriologia Humana e Ilustração Científica
Mestra em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Marcos Fernando Santos Mello, MD, MSc (in memoriam)
Patologia Fetal, Neonatal e Medicina Legal
Médico Assistente da Área de Medicina Legal da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
 
Ricardo Barini, MD, PhD
Medicina Fetal
Professor Associado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas
 
Rita de Cássia Savio Figueira, BSc, MSc
Embriologia Clínica, Reprodução Humana Assistida
Professora da Associação Instituto Sapientiae e Embriologista do Fertility -Centro de Reprodução Assistida, São Paulo, SP
 
Shirlei Maria Recco-Pimentel, BSc, PhD
Biologia Celular 
Professora Titular do Departamento Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

 

COLABORADORES:

Bianca Moschetti Rivolta Cidro, BA
Ilustração Científica
Artista plástica pelo Instituto de Artes de Universidade Estadual de Campinas

Carlos Eduardo Santoro Pedroso Filho, BSc, MSc
Editoração
Mestre em Biologia Funcional e Molecular pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Carolina Frandsen Pereira da Costa, BSc, MSc
Ilustração Científica
Mestra em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas
 
Kleberson Queiti  Souza Lopes
Ilustração Científica
 
Junior Bianchi, BMS
Diretor de Arte da Dental Press Publishing
 
Raíssa Haydê Koshiyama de Freitas, BA
Ilustração Científica
Midióloga pelo Instituto de Artes de Universidade Estadual de Campinas
 

 

DESIGN EDITORIAL:

Carolina Frandsen Pereira da Costa, BSc, MSc
Estúdio Clorofreela
 

 

REVISÃO E ASSESSORIA BIBLIOGRÁFICA:

Heloisa Maria Ceccotti, BLib
Bibliotecária da Universidade Estadual de Campinas 

 

REVISÃO E ASSESSORIA DE LINGUAGEM:

Mainá Pereira Prada Rodrigues, BA
Especialista em Preparação e Revisão de Textos pela Universidade Estadual Paulista
Casa da Linguagem
 
Rita Lopes Manzano, BEd
Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Taubaté

 

 

 

 

 

 

Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos apresenta conteúdos sobre o desenvolvimento humano intraútero e nos aproxima das bases para o entendimento do início da morfogênese de algumas malformações congênitas.

Todos os capítulos seguem uma mesma estrutura de tópicos: ObjetivosEmbriologiaIntegração ClínicaCasos ClínicosQuestões para Reflexão e Referências.

Em Objetivos são explicitados os objetivos gerais e específicos do capítulo no que se refere ao conhecimento, à compreensão e à aplicação e à solução de problemas, utilizando os conteúdos da embriologia.

O tópico seguinte (Embriologia propriamente dita) aborda o conhecimento necessário para o entendimento do desenvolvimento humano. As animações são originais e foram baseadas nos conhecimentos dos diferentes estágios da morfogênese humana. Com as animações, é possível que o estudo da embriologia seja um processo mais dinâmico para aqueles que se deparam pela primeira vez com esta área do conhecimento. O texto que acompanha as animações é o mínimo necessário para a compreensão do desenvolvimento humano e da fisiopatologia das principais anomalias congênitas; orienta, também, o leitor a acompanhar as estruturas que vão se diferenciando ao longo do desenvolvimento.

Integração Clínica foi o nome escolhido para a sessão que contem informações essenciais sobre as principais anomalias congênitas ou sobre um tópico clínico da embriologia humana. A leitura destas informações direciona ao entendimento dos casos clínicos – que virão na próxima sessão - para um raciocínio mais lógico da fisiopatologia das anomalias congênitas. A Integração Cínica representa, portanto, o elo entre as bases fornecidas no tópico que o precede – Embriologia - e o que virá na sequência, Casos Clínicos.

Os Casos Clínicos foram criteriosamente selecionados com o objetivo de permitir a integração com outras disciplinas profissionalizantes, as quais necessitam de um sólido conhecimento da embriologia para a compreensão, os diagnósticos e o tratamento das anomalias congênitas. Os casos clínicos foram baseados / adaptados a partir de histórias clínicas de pacientes do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - e do Fertility - Centro de Reprodução Assistida. As imagens relativas a necropsias e biópsias foram obtidas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. As adaptações apresentadas das histórias e dos exames complementares foram realizadas para deixar os casos clínicos dentro do contexto acessível para os estudantes dos primeiros anos dos cursos de graduação das áreas das ciências biomédicas.

Em Questões para reflexão são sugeridos questionamentos que abordam os pontos de maior dificuldade ou polêmica – pelo menos entre os autores – relacionados aos conteúdos de embriologia humana. Essas questões poderão auxiliar o leitor a validar seu aprendizado, além de ser uma ótima oportunidade para discussões e sessões colaborativas - presenciais ou virtuais - entre pares.

Ao final de cada capítulo encontram-se as Referências, nas quais todo o conteúdo apresentado no e-book está fortemente embasado. Informações adicionais sobre o desenvolvimento normal e anomalias congênitas podem ser obtidas nessas referências e, adicionalmente, em bancos de dados de publicações acadêmicas como www.scielo.br e www.pubmed.com.

 

Luis Antonio Violin Pereira
Carolina Frandsen Pereira da Costa
Suzana Guimarães Moraes

 

 

OBJETIVOS DO e-BOOK

Os objetivos do e-book Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos são descrever e ilustrar o desenvolvimento humano - do ponto de vista morfológico e funcional - de maneira objetiva e concisa, possibilitando o melhor entendimento dos mecanismos iniciais do desenvolvimento humano e das anomalias congênitas. Para alcançar esses objetivos, foram reunidos especialistas em várias áreas do conhecimento, tais como: biologia do desenvolvimento, biologia celular, biologia tecidual, obstetrícia, medicina fetal, patologia fetal, placentária e pediátrica, ultrassonografia fetal, neonatologia, embriologia clínica, genética médica, cirurgia pediátrica, neurocirurgia pediátrica e reprodução humana assistida  (ver o item Autores).

Além de contribuir para o estudo de embriologia e malformações congênitas, imaginamos para este e-book diferenciais: modificar nossa cultura escolar frente ao livro didático; contribuir para que professores e estudantes pensem nas vantagens da reunião de animações, legendas, vídeos e imagens; mesclar no texto informações de áreas básica e clínica; permitir, assim ,- de forma consistente - a verdadeira integração de áreas do conhecimento. Ao exigir a renuncia ao tradicional manuseio – e tão prazeroso - do livro impresso e propor uma leitura na tela de um computador, tablets ou smart phones, esperamos alcançar uma experiência integrativa que exercite nosso desapego - mesmo que parcial ou momentâneo -  ao livro impresso, o qual  não nos permitiria integrar os textos a animações, vídeos, links entre outras formas de mídias digitais. Por fim, ao usar a plataforma online, esperamos colocar professores e estudantes mais próximos de ferramentas de comunicação multidimensional, suscitando, desta forma, a possibilidade a uma viagem sincera a um novo formato de estudo de embriologia.

Este formato de e-book - com acesso online - foi minuciosamente planejado para permitir que atualizações, inclusões, modificações possam ser realizadas pelos autores e, imediatamente, entregues aos leitores. Sendo assim, notificações e sugestões recebidas pelos autores via e-mail serão consideradas para a melhoria do e-book. Essa prazerosa comunicação é incentivada por meio do preenchimento do formulário no item Contato (Seção Autores).

Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos trata-se, portanto, não apenas de um novo material de ensino de embriologia, mas, também, de um novo formato de leitura e relacionamento entre autores e leitores.

 

Luis Antonio Violin Dias Pereira
Carolina Frandsen Pereira da Costa
Suzana Guimarães Moraes

 

 

 

 

 

 

 

Aos fiéis e dedicados estudantes dos cursos de graduação em ciências biológicas, enfermagem, fonoaudiologia e medicina

da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que durante anos utilizaram, contribuíram e auxiliaram

para o aprimoramento do e-book Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos. 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2014, Luis Antonio Violin Pereira (L Violin), junto a colaboradores, publicou o e-book ?Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos?, obra didático-pedagógica pioneira, originada da busca pelo aprimoramento dos métodos de ensino da Embriologia Humana. A elaboração desse e-book objetivou construir um processo de aprendizagem prazeroso, o qual, ao mesmo tempo, estimulasse e desafiasse o(a) estudante a entender a importância dos conhecimentos fundamentais de embriologia no futuro exercício profissional.         

                Ao longo desses seis anos, o e-book foi amplamente adotado por professores e estudantes que, gentilmente, durante esse período, enviaram, aos autores, solicitações e sugestões contribuindo para o aprimoramento da obra. Como resultado desse trabalho interativo entre usuários e autores, as solicitações e sugestões foram atendidas e, agora, em 2020, com inovações tecnológicas e atualizações, compôs-se uma nova obra: "Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos", publicada pela Editora Dental Press. Quais são as novidades dessa obra em relação a que lhe precedeu?

A percepção de que o volume de conhecimento avança exponencialmente e de que o número de horas de atividades com os estudantes é limitada, fez com que se fosse necessário definir o que realmente representa o conhecimento essencial para um estudante iniciante em Embriologia Humana. E como definir o que é conhecimento essencial? Em 2016, a doutoranda Carolina Frandsen, orientada por L Violin na área de pesquisa em ensino, no programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), aceitou o desafio e respondeu àquela pergunta, apresentando o que, no conteúdo de embriologia, é essencial ensinar aos estudantes de medicina. Por meio da elaboração de tese de doutorado, orientada por L Violin, Carolina identificou os tópicos essenciais de ensino, definidos de acordo com uma metodologia científica — o painel de Delphi. Através dos resultados dessa tese, a professora e o professor de Embriologia Humana podem verificar se estão ensinando, ao futuro profissional presente em sua aula, o que realmente é essencial. Os tópicos essenciais estão identificados com ícones específicos ao longo dos textos do e-book.

 

Outra grande inovação do "Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos" é permitir que o estudante avalie seu aprendizado e conheça a justificativa dos eventuais equívocos. Ao longo dos anos, desenvolveu-se um banco de questões com feedback imediato, possibilitando, ao estudante, regular o seu próprio aprendizado. Verificar o aprendizado, através de exercícios e de retorno imediato, sem o fator punitivo da nota, constitui um dos modernos apelos da evolução das formas de ensinar e aprender, processo esse denominado avaliação formativa.

 

O e-book "Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos" conta com rica ferramenta, que visa a chamar a atenção aos diversos recursos tecnológicos e ao modo de usá-los em atividades de ensino. As sugestões de uso do e-book, todas praticadas por L Violin, podem ser o ponto inicial para aumentar a criatividade em sala, com aulas mais dinâmicas, usando materiais e métodos de ensino mais atuais, o que contribui para tornar as instituições de ensino mais audaciosas em suas preocupações com a responsabilidade social, incluindo-se a preocupação com o efetivo processo ensino-aprendizagem — ou, simplesmente, ensinagem, como se pode encontrar na terminologia educacional atual.

 

Coordenado por Carolina Frandsen, durante os últimos cinco anos, o layout do e-book passou por várias atualizações, deixando a obra mais colorida e organizada, com destaques padronizados ao longo dos textos e animações.

 

Os hiperlinks, que redirecionam o leitor a outras obras, sites, vídeos, imagens, ilustrações, publicações, entrevistas, resoluções de conselhos profissionais etc, todas de domínio público, são meios modernos e de acesso imediato, de referenciar material de ensino complementar.

 

Foram incorporados novos capítulos ao "Embriologia Humana Essencial: Animações, Texto, Exercícios e Casos Clínicos" e outros já estão em construção.

Por fim, recomenda-se, fortemente, a leitura do texto abaixo, referente ao prefácio da obra anterior, para que o leitor possa compreender, mais detalhadamente, o histórico da construção deste valioso material de ensino de Embriologia Humana.

 

 Prefácio do e-book Embriologia Humana Integrada: Animações e Casos Clínicos

 

Júlio César André, MD, MSc, PhD

Professor Adjunto Doutor

Diretor da Regional São Paulo da Associação Brasileira de Educação Médica (gestão 2018-2020)

Pesquisador do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Ensino em Saúde - CEDES / FAMERP

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

São José do Rio Preto / SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Científicos

Moraes SG, Pereira LAV (2010). A multimedia approach for teaching human embryology: Development and evaluation of a methodology. [acesse]

Moraes SG, Reis MVA, Mello MFS, Pereira LAV (2004). The usefulness of autopsies as a tool for teaching human embryology. [acesse]

 

Capitulos de Livros

Justino ML, Barbieri MF, de Paula MF, Joazeiro PP, Pereira LAV (2013). An Appraisal of e-Learning in Teaching Basic Medical Sciences. [acesse]

Moraes SG, Justino ML, Jansen BF, Barbosa EP, Bruno LFC, Pereira LAV (2012). Development and Validation of a Strategy to Assess Teaching Methods in Undergraduate Disciplines. [acesse]

Arrotéia KF, Garcia PV, Barbieri MF, Justino ML, Pereira LAV (2012). The Epididymis: Embryology, Structure, Function and Its Role in Fertilization and Infertility.  [acesse]

Pereira LAVD, Moraes SG (2002). Uma Estratégia para o Ensino de Embriologia Humana. [impresso]

 

Livros

Pereira LAV (2012). Embryology - Updates and Highlights on Classic Topics. [acesse]

Barini R (2010). Medicina Fetal - da Embriologia ao Cuidado Neonatal.  [impresso]

 

Dissertações de Mestrado

Justino ML (2013). Estratégias para uso de um software de ensino de embriologia humana: utilização e avaliação. [acesse]

Duarte AGE (2007). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana baseada em quizzes eletronicos. [acesse] 

 

Tese de Doutorado

Moraes SG (2005). Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana. [acesse] 

MAIS INFORMAÇÕES

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